TAMBOR&BALIZA

 

 Por: Ramamiro Tavares Gurge

 

TAMBOR& BALIZA 3D

O cavalo é realmente um animal apaixonante, e talvez, seja por esse motivo que ele consegue reunir tantas pessoas a sua volta. Não há quem não goste dele, apesar do seu tamanho e da aparente inquietação, principalmente dos garanhões, que visto de longe parece ser um animal indomável, e porque não dizer bruto, como se diz nos bretes. No entanto, quando vemos crianças montando os e realizando provas como a de 3 Tambores e Baliza esse mito cai definitivamente por terra. Pelo Brasil inteiro estamos afeito a ver centenas de pais orgulhosos vendo seus filhos dando verdadeiros shows nas pistas, até mesmo competindo com adultos de igual para igual. Embora pareça, de fato, fácil montar em um cavalo, na prática a tarefa não é tão simples. Exige uma certa habilidade e bom equilíbrio para se manter sobre o cavalo em movimento. Se bem orientado, qualquer um pode competir em provas de 3 Tambores e Baliza com poucos meses de treino, porém para ser um campeão, deve-se ter em mente que as vitórias só virão com muito trabalho e dedicação.

Os cavalo smais usados nas competições de 3T&B são da raça Quarto-de-Milha devido a sua grande velocidade num curto espaço de pista. Contudo, outras raças são utilizadas também como o Paint Horse e Apaloosa.

Os três tambores são usados dispostos na forma de um triangulo tendo 27.50 m de frente por 32m de laterais sendo que o cavaleiro é obrigado a contornar os 3 tambores no menor tempo cronometrado. Pode-se tocar nos tambores durante o percurso, mas a cada tambor que cair será acrescentado ao competidor 5s de penalidade por tambor derrubado.

Como se sabe, toda competição tem as suas regras e elas são definidas pelas associações, no caso das provas de 3T&B, são normatizadas pela NBHA (National Barrel Horse Association) c’est –à- dire: Associação Nacional do Cavalo de Tambor.

A grande maioria da provas hoje são realizadas no formato 3D que consiste basicamente em 3 divisões dentro da mesma categoria com a finalidade de premiar os competidores (aberta, amadora, jovem, feminina e Junior) nas suas colocações até o 3 primeiros lugares de cada divisão. Com isso, se pode premiar 9 competidores em cada categoria levando em conta o tempo da cada competidor dentro de cada categoria na qual ele se inscreveu. Com esse sistema, o competidor não saberá se ele será o campeão mesmo tendo conhecimento do seu tempo, mesmo porque o resultado mudará a todo instante e o resultado somente sairá na última passada.